Skip to content

Orquestra Joseense é atração no Festival de Campos do Jordão

A Orquestra Sinfônica Joseense vai se apresentar no 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão no próximo dia 19 de julho, às 11h.

O festival, criado em 1970, é reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina.

O concerto da Orquestra Joseense, regido pelo maestro William Coelho, acontece no Parque Capivari.

A sinfônica executará obras de Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Clarice Assad, Edmundo Villani-Côrtes e Cibelle J. Donza.

A programação artística acontece de 5 de julho a 3 de agosto e estará distribuída entre quatro palcos em Campos do Jordão e quatro na capital paulista, com eventos na Sala São Paulo e no Instituto Mackenzie.

O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Fundação Osesp, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.


Festival de Inverno de Campos do Jordão começa no dia 5 de julho | Foto: Governo SP

Apresentações

Serão mais de 75 concertos neste ano, todos eles com entrada gratuita e programados em quatro locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (todo sábado e domingo, e também no dia 9 de julho); a impactante Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista (sábados e domingos, e também em 31 de julho); e o histórico Espaço Cultural Dr. Além, que volta a integrar a programação do Festival depois de seis anos, com agenda distribuída nos dias de semana.

A capital paulista também terá um calendário de apresentações diverso: na Sala São Paulo, elas acontecem aos sábados e domingos na Sala de Concertos; nos dias 8, 9 e 11 de julho na Sala do Coro; e distribuídas ao longo de todo o evento na nova Estação Motiva Cultural. E repetiremos nesta edição a parceria iniciada em 2024 com o Instituto Mackenzie, que receberá três recitais de professores e bolsistas, entre os dias 23 e 25 de julho, dentro da programação da 18ª International Conference on Music Perception and Cognition (ICMPC) – que pela primeira vez será organizada em um país do Sul Global.

“O Festival de Inverno de Campos do Jordão é um símbolo da vitalidade cultural do nosso Estado. Ao reunir grandes artistas, promover novas gerações por meio de bolsas de estudo e formar plateias com acesso gratuito, o evento reafirma nosso compromisso com uma cultura viva, plural e acessível. É uma celebração da excelência artística aliada à política pública que transforma”, disse Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Programa da Orquestra Joseense

CLARICE ASSAD Três pequenas variações sobre o tema “A maré encheu”

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES Os Borulóides

CIBELLE J. DONZA Da TERra

HEITOR VILLA-LOBOS Sinfonietta nº 1

TOM JOBIM Passarim [arranjo de Roberto Rodrigues]

Sobre a Orquestra

A Orquestra Joseense é um dos projetos que integram o Programa de Formação Artística da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, destinado a Jovens a partir de 16 anos, com o objetivo de desenvolver suas habilidades técnicas e artísticas, criando oportunidade de educação musical de qualidade a jovens talentos e capacitando-os à profissionalização.

A orquestra acolhe aprendizes de música de diversas iniciativas públicas ou particulares, que demonstram interesse em aprofundar seus estudos, com aulas teóricas, práticas de instrumentos de orquestra e prática de grupo com regência.

O projeto cultural tem o objetivo de formação musical, aperfeiçoamento de músicos instrumentistas, capacitação para a profissionalização artística e difusão da música instrumental.


Orquestra é regida pelo maestro William Coelho|Foto: Paullo Amarall / FCCR

William Coelho

Doutor e mestre em musicologia pela USP, é professor de regência coral na ECA/USP e regente titular da Orquestra Joseense, da Orquestra Abaporu e da Eos Música Antiga USP. Foi maestro preparador do Coro da Osesp e professor convidado da Academia de Regência da Osesp. É regente convidado de orquestras como a Osesp, a Sinfônica da USP e a Sinfônica de Piracicaba. Foi finalista do Prêmio Jovem Talento 2019 e sua tese de doutorado foi premiada pela USP. Em 2020 e 2022 regeu o Coro da Osesp no Fórum Econômico Mundial em Davos e no Americas Society em Nova Iorque.

Notícias Recentes

Museu do Folclore de São José recebe 2.220 visitantes em maio

Maio foi um mês bastante movimentado no Museu do Folclore de São José dos Campos, com um registro

Don Kebab chega à Vila Ema com sabor, estilo e alma: a nova experiência gastronômica de São José dos Campos

Já conhecia o Don Kebab de Curitiba. Lembro bem da noite em que fui pela primeira vez —